Vinte anos atrás, quando um grupo de perfumistas, reunidos em uma
sala, sentiu pela primeira vez o perfume Angel, da Thierry Mugler,
conhecido por ter uma essência doce, a maioria deles torceu o nariz com
asco.
"Eles diziam: 'O que é isso? Isso não é um perfume. Isso é
um sabor. É horrível", lembrou Pierre Aulas, atual diretor artístico
olfativo da Thierry Mugler, que trabalhava para outra empresa na época,
mas estava na sala. "Eles ficaram todos dizendo, 'Ah, eu tenho certeza
de que ele vai estar no mercado em seis meses".
Hoje em dia, o
Angel, uma forte dose de patchouli com uma base doce que remete a uma
imagem de Janis Joplin segurando um pirulito, é o quinto perfume mais
vendido nos Estados Unidos, de acordo com a empresa de pesquisa de
mercado NPD Group. Sua base doce _ uma mistura de baunilha, caramelo e
praliné que o fez se destacar entre os aromas florais e secos dos anos
1980 e início dos anos 90, e que, indiscutivelmente, criou a categoria
"gourmand" entre os perfumes _ é copiada por tantos criadores de
perfumes que você poderia até ser perdoado por confundir uma loja de
perfumes com uma confeitaria, pelo menos se estivesse com os olhos
fechados. (clique aqui para ler o artigo completo)
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