Recebi recentemente um comentário de um leitor perguntando se os perfumes que estão sob votação ao lado eram masculinos ou femininos. A pergunta dele é bastante pertinente e acabou me inspirando a escrever sobre este assunto. É interessante, mas nem pensei em classificá-los, e vou explicar o porquê.
Respondendo a pergunta, nenhum dos 3 perfumes ao lado são masculinos ou femininos, ou seja, não tem sexo. Antigamente, não existiam perfumes masculinos ou femininos. Esta
classificação começou na perfumaria moderna, quando o mercado percebeu
que se vendia muito pouco perfume para homens, pois eles pensavam que
usar perfumes era coisa de mulher. Dai surgiu a idéia de criar uma
categoria para "eles" se sentirem mais confortáveis e comprarem
fragrâncias para consumo próprio.
Perfumes de nicho geralmente não carregam esta categorização. Eles apenas existem para nos fazer sentir bem e basta gostar deles para poder usá-los. Perfumes de nicho por serem na sua maioria marcas de perfumistas independentes ou de empresas as quais seus fundadores vêem perfumaria como arte, não precisam categorizar suas criações de acordo com áreas ou consultorias de marketing, inteligência de mercado, etc. Os perfumes existem de uma forma ou outra porque seus criadores assim os quiseram. Ponto.
Na minha opinião, é assim que deveria ser. Perfumes tem o talento de contar histórias. No momento que você encontra a sua em uma fragrância, use-a com prazer e sem medo. Este assunto também na minha opinião é bastante subjetivo. Quem dita o que cheira a homem ou a mulher, nós que usamos as fragrâncias ou os departamentos de marketing? Culturas também aparentemente discordam das "definições" convencionais do que são perfumes masculinos ou femininos. Em várias delas, essências florais são usadas por homens, interessante não? Publiquei recentemente um artigo maravilhoso (Drop the Gender, Find Your Own Story) que realmente recomendo lerem. Está em inglês, mas se usarem a ferramenta "Google Translate" na barra superior do site, acredito que é possível entender.
A minha mensagem fica, não somente para o conformismo e convenções à respeito do sexo dos perfumes, mas sim, para tudo que nos é imposto em nossa vida sem nunca pensarmos se realmente nos faz bem.
Perfumes de nicho geralmente não carregam esta categorização. Eles apenas existem para nos fazer sentir bem e basta gostar deles para poder usá-los. Perfumes de nicho por serem na sua maioria marcas de perfumistas independentes ou de empresas as quais seus fundadores vêem perfumaria como arte, não precisam categorizar suas criações de acordo com áreas ou consultorias de marketing, inteligência de mercado, etc. Os perfumes existem de uma forma ou outra porque seus criadores assim os quiseram. Ponto.
Na minha opinião, é assim que deveria ser. Perfumes tem o talento de contar histórias. No momento que você encontra a sua em uma fragrância, use-a com prazer e sem medo. Este assunto também na minha opinião é bastante subjetivo. Quem dita o que cheira a homem ou a mulher, nós que usamos as fragrâncias ou os departamentos de marketing? Culturas também aparentemente discordam das "definições" convencionais do que são perfumes masculinos ou femininos. Em várias delas, essências florais são usadas por homens, interessante não? Publiquei recentemente um artigo maravilhoso (Drop the Gender, Find Your Own Story) que realmente recomendo lerem. Está em inglês, mas se usarem a ferramenta "Google Translate" na barra superior do site, acredito que é possível entender.
A minha mensagem fica, não somente para o conformismo e convenções à respeito do sexo dos perfumes, mas sim, para tudo que nos é imposto em nossa vida sem nunca pensarmos se realmente nos faz bem.
Tenham um excelente e perfumado dia!
Blue Lotus Flower
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