domingo, novembro 27, 2011

Fracassos: As Histórias que Não Contamos



Na maioria das vezes nós escrevemos ou lemos algo sobre histórias de sucessos, por isso mantemos em nosso imaginário aquele mundo perfeito onde "os outros" sempre conseguem o que querem, basta manter apenas muita "perseverança" (claro...). Com isto, temos aquela ilusão de que se o outro consegue porque eu não posso? Afinal, Steve Jobs não terminou a faculdade, porque eu precisaria? E por aí vai...


Mas raramente escrevemos ou lemos sobre fracassos ou frustrações com o que não dá certo ou não funciona. Até mesmo pessoas que se consideram bem sucedidas, fracassam. Então porque não falar sobre ele: o fracasso.


Uma vez em um restaurante, havia na mesa ao lado 3 homens de 3 diferentes gerações. Um senhor de idade que deveria ser o avô empresário, outro meia idade que deveria ser seu filho e um jovem que deveria ser o neto. O avô estava determinado a ensinar ao seu neto sobre o fracasso e quantas vezes ele próprio, apesar de um empresário bem sucedido, já havia fracassado. O quanto faz parte da história de sucesso e que sem ele, não enxergamos outras oportunidades. Precisamos aprender a gerenciá-lo para superar o mesmo. Uma bela lição de vida o garoto estava recebendo.


Mas o que isso tem a ver com perfumes? Bom, para um perfumista, tudo. Pois ele anda lado a lado com a "fórmula" do sucesso. Por 2 meses trabalhei em um perfume cuja minha principal inspiração e ingrediente era a flor Mimosa. Adoro o aroma de Mimosa e queria fazer um perfume que me lembrasse das flores delicadas, redondas e amarelas que parecem fogos de artifícios riscando o céu de dourado. O aroma da Mimosa é bastante delicado, nada muito doce mas ao mesmo tempo lembra o cheiro do mel. Para começar, já é um material difícil de trabalhar pois recebi na forma sólida, chamada de "concrete" após ter sido extraído através do método de solventes. É preciso diluir então, em óleo ou álcool para poder manuseá-lo. Comecei com alguns acordes que ficaram agradáveis e próximos do que buscava, mas quando juntos, não se entendiam. Quanto mais mexia dali e daqui, pior ficava, até me convencer totalmente de desistir e considerar que aquele perfume era um verdadeiro fracasso.


Esta não foi a primeira vez que falhei com um perfume obviamente. Isso faz parte da vida dos perfumistas. Precisa muita paciência e a "perseverança". Mas, tentarei novamente do zero. Quem sabe daqui a pouco, poderei contar a minha história de sucesso?

Tenham um excelente e perfumado dia!


Blue Lotus Flower


Nenhum comentário:

Postar um comentário