segunda-feira, outubro 03, 2011

Os Cheiros de Nova York...Desenvolvendo Meu Senso Olfativo


Desde que comecei a trabalhar com aromas, é impressionante o quanto já desenvolvi meu senso olfativo. Vocês sabiam que dos cinco sentidos, o olfato é o que menos utilizamos? Pois é, eu não sabia e descobri um novo mundo através deste sentido "subutilizado" por nós. Não é algo de outro planeta, basta treinar o nosso nariz cheirando tudo que está a sua volta. Assim, criamos consciência dos odores no nosso cérebro, que passa a perceber cada cheiro e acaba mexendo com nossas emoções. Quanto mais cheiramos, mais sensíveis e receptíveis aos odores nos tornamos. É uma experiência sensacional. Portanto, cheire muito... flores, verdes, árvores, frutas, ervas, o ar, essências, e claro, perfumes. Tente associar cada cheiro a, por exemplo, cores, lembranças, músicas, alimentos, etc.


Recentemente fui a Nova York e aproveitei para conhecer vários lugares para experimentar perfumes de nicho. Estava um dia perfeito, ensolarado, temperatura agradável, parecia mais com um dia de primavera em pleno verão escaldante. Sai para caminhar com meu senso olfativo alerta para os odores a minha volta e de repente me deparei com uma Nova York diferente daquela que conhecia. Acabei vendo a cidade com "outros olhos" (ou seria com outro nariz?). Honestamente, o único cheiro que sentia no verão antes, era de lixo a espera do caminhão passar. Mas desta vez foi diferente. É como se tivesse criado "super poderes", pois conseguia sentir o perfume de homens bem vestidos e das mulheres elegantérrimas passando pela Madison Ave. Percebia o forte cheiro de curry vindo dos "street vendors" espalhados pelas ruas enquanto me dirigia a loja Barney's

 
Chegando lá, o setor de fragrâncias era um verdadeiro parque de diversões. Eles carregam várias linhas de perfumes de nicho e tive a oportunidade de experimentar muitos que há tempo queria conhecer, como Yosh, Le Labo, L'Artisan, The Diferent Company, entre outros. A vendedora foi extremamente atenciosa e paciente, pois além de pedir para experimentar muitos perfumes, ainda pedi algumas amostras que ela prontamente fazia um "decant" para mim. Depois de ficar mais de uma hora na loja, fui para o Village conhecer Aedes de Venustas. Vale a pena conhecer esta maravilhosa loja. Ela é pequena e muito aconchegante. A decoração é suntuosa, com cortinas de veludo, um estilo renacentista. As luzes são ambiente criando um clima perfeito para admirar os frascos valiosos e antigos expostos, bem como experimentar os mais diversos perfumes de nicho. Robert e Karl, os donos, são super atenciosos e com um inigualável conhecimento sobre perfumaria e sua história. Perto dali, fica a loja super bacana e colorida da marca nova iorquina Bond no.9, que presta uma homenagem a cidade. Já no Brooklyn, tinha curiosidade de conhecer a CB I Hate Perfume do excêntrico perfumista Christopher Brosious. Ele possui o atelier junto com sua loja e se quiser bater um papo com Christopher em pessoa, ele estará por lá para contar sobre suas criações. Bárbaro!
Foi uma viagem exploratória dos sentidos. Acredito que perfumes não se limitam apenas a despertar o sentido olfativo. O design dos frascos, sejam eles modernos ou vintage, enchem nossos olhos. Ao experimentár-los em nossa pele, podemos sentir o toque de frescor dos perfumes a base de álcool ou a viscosidade dos que são a base de óleo. 


E se sentir falta de explorar os sentidos audição e paladar, fica a dica: vá a um restaurante com uma boa comida, tome um bom vinho e saia para dançar!


Tenham um excelente e perfumado dia!


Blue Lotus Flower

Nenhum comentário:

Postar um comentário