quarta-feira, outubro 26, 2011

Entendendo Mais Sobre a Arte da Perfumaria...Parte I?


No meio deste mar infinito de fragrancias disponíveis hoje no mercado, acredito que quanto mais nos educarmos à repeito do tema, melhores e mais seletivas se tornarão nossas escolhas. É impressionante, mas parece que todos designers de moda ou celebridades possuem um perfume hoje em dia. Linhas de cosméticos também se aventuram a lançar seus próprios perfumes, mesmo que suas marcas são sejam associadas a categoria de fragrancias. Por isso, mais e mais admiro o trabalho de "houses" e perfumistas independentes que se dedicam a verdadeira arte de criar perfumes e "somente" perfumes, e geralmente acabam caindo na categoria de perfumes de nicho. São aqueles que não seguem "tendências" de mercado, mas as ditam. Aqueles que não tem medo de criar aromas não tão familiares ao nosso olfato. Aqueles que não estão preocupados se o perfume irá vender, se é comercial o suficiente mas sim, se preocupam em oferecer algo diferente e educar seus consumidores para que eles aprendam a apreciar perfumaria como arte. 

Podemos começar respondendo a algumas perguntas gerais e mais frequentes sobre perfumes, o que acham?


Michael Edwards é considerado o "expert" em perfumaria, criador da bíblia das fragrancias, uma verdadeira enciclopédia dos perfumes, onde ele os cataloga e os classifica entre outras informações importantes. Em seu site "Frangrances of the World" ele lista as 100 perguntas mais frequentes sobre o tema. Para conhecer um pouco mais deste ícone, leia também uma entrevista com ele aqui.

Como achar um novo perfume que poderei realmente gostar?

Não é tarefa fácil. Pode parecer que não existe lógica nas suas escolhas, porque nosso senso olfativo é muito ligado as emoções. Mas as fragrancias que você mais goste, provavelmente irão cair em uma ou duas das 14 diferentes famílias de fragrancias. Michael criou um "circulo de fragrancias" para melhor entender e conhecer todas as famílias. Estude um pouco esta a figura do circulo abaixo. Assim, na próxima vez que for escolher um perfume, será mais fácil identificar a qual família pertence seus preferidos e ver quais outros pertencem a mesma família. Pergunte ao vendedor a que família pertence seus preferidos ou procure na Internet.
Como devo guardar meu perfume?

Guarde o frasco em um lugar fresco, seco, longe da luz direta do sol e do calor. Frio e calor extremos podem interferir no delicado balanço dos óleos essenciais e modificar o aroma. Uma vez o perfume aberto, use-o. Os frascos com spray deixam o ar entrar menos e o líquido evapora mais lentamente do que os frascos somente com tampas. Mas inevitavelmente, todas fragrancias vão sumindo com o tempo. Se possível, guarde na geladeira.

Qual é a maneira correta de testar uma fragrancia?

Aplique poucas gotas ou um spray de leve no pulso ou no topo da mão. Não cheire diretamente no frasco, porque o perfume só irá criar vida na sua própria pele. Espere um momento. Deixe o perfume desenvolver na sua pele e as notas "falarem" com você.


Onde deveria aplicar o meu perfume?

Onde a pele é mais quente e onde possui boa circulação do sangue. O calor ajuda a espalhar e aumentar o aroma da fragrancia. Nos pontos onde existe pulsação, como nos pulsos, na parte interna dos cotovelos, nas têmporas, abaixo do lóbulo das orelhas (não atrás), na base da garganta, na parte interna dos joelhos.
Qual a melhor maneira de aplicar um perfume com spray?
Spray mais ou menos a 20cm da sua pele. Aplicando uma vez por igual numa área maior irá ajudar o perfume durar mais tempo do que aplicar o spray várias vezes numa área menor. Não esfregue os pulsos um ao outro, para secar mais rápido, pois isso irá fazer com que as moléculas sejam destruídas interferindo no desenvolvimento da fragrancia da sua pele.

Para nos educarmos e nos informarmos ainda mais, vamos dar uma olhada neste vídeo de Chandler Burr dando uma palestra sobre perfumaria como uma forma de arte. Chandler hoje é curador do Department of Olfactory Art at the Museum of Arts and Design em Nova York. Ele já foi crítico de perfumes do The New York Times e escreveu bons livros, um dos quais eu recomendo na minha lista de leituras. Leia mais sobre o Department of Olfactory Art e uma entrevista com Mr. Burr no NYT

Tenham um excelente e perfumado dia!


Blue Lotus Flower

Nenhum comentário:

Postar um comentário