sexta-feira, outubro 21, 2011

Ingredientes naturais, sintéticos ou ambos?


O uso de ingredientes sintéticos é predominante na perfumaria moderna. As moléculas criadas em laboratório diminuíram os custos de produção dos perfumes tornando-os mais acessíveis. Também trouxeram mais opções de aromas para as criações das fragrâncias, aromas estes, que não poderiam ser extraídos somente da natureza. Sem dúvida a contribuição dos sintéticos na perfumaria de hoje, principalmente para os perfumes comerciais, é imprescindível e indispensável.

Mas quando falamos de perfumes de nicho, existe uma certa polêmica em relação ao uso de sintéticos ou naturais. A perfumaria de nicho tendo maior flexibilidade na escolha dos ingredientes porque o custo não é o fator determinante para criar um perfume, se utiliza mais dos naturais, buscando resgatar um pouco da forma antiga de fazer perfumes quando os sintéticos ainda não existiam. 

Dentro dos perfumes de nicho, existe a linha dos perfumes naturais, onde os perfumistas utilizam somente ingredientes naturais e alguns deles indo mais longe, somente orgânicos. Os perfumistas  naturais alegam que muitas essências naturais não podem ser reproduzidas 100% em laboratório. Por exemplo, existem tantas moléculas em uma essência de jasmim ou de rosa, que várias delas são praticamente impossíveis de identificar para serem reproduzidas sinteticamente. Isso por si só, já diferencia o odor entre o natural e o sintético. E é verdade. Outro argumento dos "naturalistas" é o do uso de moléculas como parabenos ou petroquimicos nos aromas sintéticos, que "podem" ser prejudiciais a saúde (nada comprovado cientificamente) e ao meio-ambiente. Existe realmente uma mágica em trabalhar com ingredientes naturais. Como comentei antes, hoje trabalho praticamente com eles e sinto uma proximidade com a natureza, como se estivesse cheirando um botão de rosa na minha mão. Quando imagino como aquele óleo ou resina veio parar no vidrinho, penso naquela folha ou casca destilada ou nas colheitas de jasmim sendo preparadas para o processo de "enfleurage". Experimentar um perfume totalmente natural é pura poesia.

Se pode criar verdadeiras obras de artes com perfumes feitos somente de ingredientes naturais, e é verdade que duram menos, pois as moléculas são mais voláteis. Mas muito se perde em não usar os sintéticos. Por isso, muitos perfumistas alegam que trabalhar somente com os naturais restringe muito o processo criativo. A partir do momento em que combinam ambos, um pode complementar o outro, sendo assim, o ideal para a linha de perfumistas de nicho que defendem o uso de ambos. Cabe ao perfumista identificar o odor que melhor traduz sua criação, seja de uma essência sintética ou natural.

Outro mito que deve ser esclarecido, é de que ingredientes sintéticos são baratos e naturais são caros. Não é uma verdade absoluta. Existem sintéticos muito caros e naturais de baixa qualidade, bem em conta. A qualidade e proveniência de cada um, interfere tanto no seu aroma, quanto no seu preço.

Na minha opinião, sou a favor de todas as linhas de criações, desde que o resultado final seja uma linda fragrancia, que nos faça sentir bem, traga boas lembranças e emoções positivas.

Tenham um excelente e perfumado final de semana!


Blue Lotus Flower



Um comentário:

  1. Será que existe mesmo gente preocupada com a saúde a ponto de rejeitar os perfumes de grife e optar por um desconhecido por ser botânico e ainda aceitar o fato de não ter longa duração?(esse parece que é o maior problema dos perfumes botânicos.......

    ResponderExcluir