quarta-feira, setembro 21, 2011

Serge Lutens, Adeus de Um Verdadeiro Mestre...

Serge Lutens, um grande artista e mestre na arte dos perfumes, se aposenta aos 70 com o lançamento do seu último perfume, De Profundis. Há 20 anos, o artista lançava sua primeira fragrância Serge Lutens, Feminitè du Bois. Não é com grande alegria que escrevo sobre esta notícia, pois infelizmente tive o privilégio de conhecer alguns dos seus perfumes a pouco tempo (mas espero que dos 53 criados até hoje, alguns ainda permaneçam por um bom tempo). Serge Lutens, foi praticamente o precursor dos perfumes de nicho, adorado e ovacionado por vários perfumistas modernos, ele trouxe de volta a cultura da perfumaria perdida há séculos atrás.

Quando comecei a ler sobre Serge Lutens, minha curiosidade olfativa logo se aguçou. Fiquei pensando comigo mesma (ai, que heresia isso que vou dizer): "nossa, mas não pode ser tudo isso"... e fui experimentar alguns de seus Eau de Parfum (=EDP). Abrindo um parentêses: Para quem ainda não sabe, fragrâncias Eau de Parfum possuem uma concentração maior de puras essências em relação ao álcool, do que Eau de Toilette (=EDT). Sim, também custam bem mais por isso. Maior concentração que Eau de Parfum, pode ser Haute Concentration, ou mais ainda, Parfum Extrait. Acredito que a maioria das coleções de Serge Lutens ficam entre EDP e Haute Concentration.

Logo que experimentei a primeira vez uma de suas criações, pensei: SIM é TUDO isso mesmo, e MUITO mais quando senti na minha pele. Abro outro parênteses: uma dica importante: sempre experimente perfumes na própria pele. A fragrância pode mudar muito em contato com a química da pele de cada um. Se estiver em lojas de perfumes, onde a concentração de cheiros no ar por si só já interferem na nossa capacidade olfativa, teste no máximo 3 perfumes nos pulsos e interior do cotovelo e saia correndo da loja. Observe então, como cada um se desenvolve e muda com o passar das horas. Analise a duração na pele, tenacidade, e quais notas ficam por último e também, se as mesmas são de seu agrado, claro. Só assim, poderá fazer uma boa escolha, afinal, perfume é um investimento consideravelmente alto para desperdiçar.

Bom, voltando a minha primeira experiência com Serge Lutens parfums. Quando cheirei profundamente na minha pele, percebi na hora que era algo diferente de tudo que havia experimentado. Era sublime o que estava sentindo e com meus olhos fechados fui transportada a outra dimensão.

Ficou difícil escolher preferidos entre tantas maravilhas, mas alguns não me agradaram. O fato é, que são todos interessantes e intrigantes, mesmo que não seja de seu agrado. Talvez esta seja a principal característica de Serge Lutens, não ser óbvio. Mas acabei comprando dois que amei. O primeiro, Fleurs de Citronnier é um delicado e sofisticado floral. Delicioso para usar o dia inteiro, daqueles que você quer ficar cheirando o tempo todo na pele. Me senti como se tivesse acabado de sair do banho o tempo todo. O segundo, L'eau Serge Lutens é "clean". Na realidade, não tem nada a ver com os outros perfumes da coleção dele. Algo realmente refrescante, limpo, suave. Meu marido adorou a fragrância, e agora tenho que esconder o frasco. Mas não é pesado nos cítricos ou como uma água de colônia, de novo, é diferentemente maravilhoso. Não consigo nem apontar se é cítrico, aquático, floral ou herbal, entendeu? É "clean".


Com De Profundis, Serge Lutens se despede. Mas ouvi dizer que não é um perfume para ser usado. Dizem que é tão efêmero que não tem duração alguma, é como um "ghost", talvez simbolizando o próprio desaparecimento de seu criador. Um Adeus do mestre...

Tenham um excelente e perfumado dia!


Blue Lotus Flower

2 comentários:

  1. Daniela, adorei sua iniciativa e seu blog, me avise quanto os decants, e é uma perda inestimável a aposentadoria do mestre Serge :(

    ResponderExcluir
  2. Fabio, obrigada pela visita. Irei publicar um post quando o "e-commerce" para os decants estiver pronto para receber pedidos. Gostei muito do seu blog também. Esta na minha lista.

    Tenha uma ótima e perfumada semana!

    Daniela

    ResponderExcluir