sexta-feira, setembro 16, 2011

Minha Iniciação ao Fascinante Universo dos Perfumes


Este blog tem a intenção de aproximar, nós mortais e apaixonados por perfumes, ao universo exclusivo e fascinante dos verdadeiros artistas dos perfumes de nicho. Explicarei porque escolhi este tema em particular no meu próximo post. Irei mais além, gostaria de dividir aqui, minha jornada de aprendizado no mundo dos aromas. Deixo claro no entanto, que não sou nenhuma "perfumista" (termo vindo de outro termo em inglês para determinar verdadeiros "viciados" em moda, os "fashionistas", por assim dizer). Portanto, não fiquei em nenhuma fila de espera para comprar "White Gardenia Petals", by Illuminum, porque Kate Middleton usou no casamento Real, e também não paguei a bagatela de £545 por um vidro de 50ml quando Donna Karan re-lançou "Chaos" (uma fragrância descontinuada logo depois de seu lançamento em 1997) no mercado. Isto, por exemplo, seria típico de um "perfumista". Outro fato importante sobre este blog: não farei "reviews" de perfumes em particular, pois não sou uma perfumista (agora no sentido literal) profissional e não me atreveria a criticar trabalhos de quem o é sem carregar o conhecimento técnico e experiência necessários para tanto. Gostaria apenas de descrever meus pensamentos e sensações cada vez que tenho o privilégio de cheirar uma nova (para mim ao menos) fragrância. Enfim, compartilhar livros, entrevistas, artigos e tudo mais que envolve minha paixão: os perfumes.

Sempre fui uma admiradora das artes, e confesso (um pouco envergonhada) que aprendi há pouco tempo, a reconhecer e apreciar a perfumaria como uma forma delas. Na minha vida inteira, sempre gostei de perfumes. Lembro muito bem do meu primeiro: Anaïs Anaïs da Cacharel, com aquele aroma intensamente doce que poderia lembrar até hoje. Com o passar dos anos, meu conhecimento no assunto, não passou da porta dos DutyFrees dos aeroportos internacionais nas minhas viagens. Como nunca fui leal a uma só fragrância, sempre possuí várias. Até que um dia, do nada, entediada da vida e procurando algo novo para aprender, comprei um kit daqueles do tipo "faça você mesmo seu perfume". Foi quando tudo mudou...

Comprei o livro da renomada perfumista de perfumes naturais, Mandy Aftel (aliás, leitura obrigatória para quem desejar conhecer mais sobre o assunto) e com meu kit, começei a testar meu senso olfativo. Cheira daqui, cheira dali, foi me familiarizando com as essências, famílias olfativas, composições, formulações, "blending", ingredientes e etc. A própria história do perfume é algo por si só fascinante e muito antiga. A humanidade começou a elaborar perfumes no Egito por volta de 2000 A.C.! Quanto mais lia, mais minha curiosidade e fascinação por perfumes aumentava. Desta forma, comecei a trabalhar com óleos essenciais naturais e me aventurar a "compor" meus próprios perfumes.

Para aqueles que estão pensando "nossa que simples, vou começar a fazer meus próprios perfumes" e abandonar seu(s) frasco(s) favorito(s), aviso logo: É muito, mas muito, difícil! Por isso, cada vez mais admiro e aprecio o trabalho de um perfumista. Se trabalha semanas ou até meses, para chegar em algo satisfatório, jogando-se fora ingredientes preciosos e caríssimos neste meio tempo. Gosto de usar principalmente ingredientes e óleos essenciais naturais aos sintéticos (entrarei nesta discussão polêmica mais adiante em outro post). Nada tenho contra aos sintéticos e aromas químicos, mas prefiro os naturais por me sentir mais próxima da natureza, como se estivessem vivos diante de mim. Cheirando um frasco de puro óleo essencial de rosas, me imagino estar entre elas em um lindo jardim... Outro fator importante, saber de onde vem, e como são extraídos estes aromas maravilhosos da natureza, faz com que mergulhemos neste universo natural. O processo delicadíssimo de extração dos aromas do jasmim e a quantidade de flores que são necessárias para a produção de uma pequena quantidade de óleo, é algo quase chocante. Não irei descrever o processo aqui, pois me estenderia absurdamente e não é o objetivo deste blog. Acredito que hoje, o acesso a informação esta a um "click" de todos nós no "Google". Boa pesquisa!

Assim, termino este primeiro post. No próximo, irei comentar detalhadamente em cima do tema escolhido: perfumes de nicho. Desejo a todos que lerem meus humildes posts e me acompanharem nesta jornada, bons fluídos e que estejam sempre cercados de aromas maravilhosos!

Tenham um excelente e perfumado dia!

Blue Lotus Flower

Nenhum comentário:

Postar um comentário