domingo, setembro 18, 2011

Perfumes de Nicho: Por que Estes Frascos Mágicos São Uma Opção Cada Vez Mais Procurada?


Perfumes de Nicho. Agora sim, entrando no mérito da questão, ou melhor, explicando porque escolhi especificamente escrever um blog em torno destes perfumes tão especiais. Por definição, perfumaria de nicho é voltada a um consumidor mais especifico, com uma produção em menor escala e distribuição mais exclusiva. Geralmente, também podem se diferenciar dos perfumes chamados "comerciais", por serem artesanais, utilizarem somente ingredientes naturais, pertencerem a um lugar específico ou usar somente uma nota em sua formulação, entre outros diferenciais.

Perfumes de nicho existem há muito tempo, mas hoje em dia, marcas e "maisons" voltadas para este tipo de perfume, crescem de maneira exponencial. A explicação para toda esta popularidade, se deve principalmente a dois fortes fatores. O primeiro deles, é a verdadeira produção em  massa de perfumes semelhantes (ex: celebridades) jogados mensalmente nas prateleiras. A segunda, que basicamente é uma tendência contrária a primeira, é que os próprios perfumistas desejam usar em primeiro lugar sua criatividade e talento artístico para lançar algo mais exclusivo e individual ao consumidor, e não criar um perfume em cima de um "briefing" das grifes e marcas de grandes corporações.

Acredito que este fenômeno se dá não somente na indústria de fragrâncias. Com o acesso a tanta informação e a massificação de produtos, talvez exista hoje uma necessidade dos consumidores voltarem as suas origens, buscando algo diferente e mais individual. Um dos pioneiros em perfumes de nicho, o ícone John Bailey, explica perfeitamente o motivo do crescimento deste tipo de perfume no mercado, quando compara o mesmo acontecimento a outras indústrias: "Na gastronomia, "foodies" buscam alimentos orgânicos, bistros onde chefs preparem pratos com ingredientes de qualidade, produzidos localmente. Também, consumidores buscam roupas de brechó e vintage, ou vinícolas artesanais". Vale a pena ler a entrevista com John Bailey publicada na The Perfume Magazine.

Escolhi então, me aprofundar em perfumes de nicho, pois eles trazem um apelo diferente, mais artístico e/ou artesanal, que nos transportam a lugares diferentes, não porque tenho algo contra aos comerciais, muito pelo contrário. Existem as marcas tradicionais que prezam pela qualidade, com grandes perfumistas que criam verdadeiras obras de arte. Um bom exemplo disso, seria o famoso perfumista Jean-Claude Ellena da Hermès. Mas como comentei em meu primeiro post, gostaria de aproximar os amantes de bons perfumes aos que se dedicam a criá-los bem como aproximar suas criações. Talvez exista uma mística verdadeira que por serem de nicho, são caros demais ou tão exclusivos que não existe a possibilidade de colocarmos nossas mãos em um frasco, ou melhor, nossos narizes, para dar ao menos uma cheiradinha. Não é verdade. O acesso a Internet nos permite viajar o mundo a fora em busca de informações sobre praticamente tudo. Com perfumes de nicho, não é diferente e eles também estão na web para quem quiser conhecê-los e até comprá-los. E é claro que existe também nesta categoria, os perfumes luxuosos, exclusivíssimos e carésimos que nunca chegaremos perto. Mas quais são os perfumes de nicho? De onde vem? Em que se especializam? Quem são os artistas por trás de cada um deles?

É com estas perguntas em mente e muitas outras mais, que convido a todos a embarcarem comigo nesta jornada de descobertas sobre perfumes de nicho.

Tenham um excelente e perfumado dia!


Blue Lotus Flower

Nenhum comentário:

Postar um comentário